PROJETO MANUTENÇÃO EM NÍVEL DE EXCELÊNCIA

A CESS dispõe de profissionais com grande vivência no meio industrial, oferecendo aos seus clientes projetos que visam o alcance do nível de excelência na gestão do setor de Manutenção, obtendo maior confiabilidade e disponibilidade de seus ativos, por um custo reduzido. Para tanto, são desenvolvidos projetos otimizados e customizados, de acordo com as necessidades de cada cliente, contemplando desde a avaliação do setor de manutenção, passando pela capacitação de equipes até o posterior suporte técnico e acompanhamento da aplicação de metodologias e processos. Estes projetos contemplam a análise de fases, completas ou incompletas, a fim de identificar qual o melhor plano de trabalho a ser empregado, conforme imagem.

FASE I

  • Planos básicos de manutenção e lubrificação
  • Rotinas básicas de PCM
  • Gestão básica de sobressalientes
  • Tagueamento
  • CMMS

FASE II

  • Análise de criticidade
  • Metodologia para análise de problemas críticos e crônicos
  • Matriz básica de kpi’s
  • Rotinas de PCM e CMMS
  • Criação de histórico
  • Definição de estratégias de manutenção

FASE III

  • Racionalização de estoques e manutenção
  • Gestão baseada em indicadores
  • Revisão de planos de manutenção e lubrificação (manutenção preditiva, detectiva)
  • Análise de falhas (solução de problemas críticos e crônicos)

FASE IV

  • Engenharia de manutenção e confiabilidade
  • Manutenção centrada em confiabilidade
  • Gestão baseada em riscos
  • Otimização de processos
  • Otimização de planejamento de paradas de manutenção
Construção de um Plano
Detecção e Controle de Processos
Prevenção e Aumento da Produtividade
Melhoria Contínua (Nível de Excelência)

Para a análise das fases, em busca da melhor opção, utilizamos uma Ferramenta de Diagnóstico da Manutenção, para mapear os pontos fortes e possíveis oportunidades de melhoria dos processos de manutenção, com o objetivo de apresentar a situação em que se encontra o setor avaliado, em comparação com os mais elevados padrões de excelência em manutenção.

Aplicação da Ferramenta sem Implantação de Soluções

Aplicação da Ferramenta com Implantação de Soluções

A partir dos resultados provenientes do diagnóstico, são estabelecidos soluções específicas, de modo a aprimorar os pontos com necessidades de melhorias e elevar o nível de gestão da manutenção, visando atingir a excelência.

Análise de Criticidade de Equipamentos

Estabelecimento de matriz de análise de criticidade de equipamentos, elaboração e fornecimento de ferramenta para aplicação da matriz de criticidade por parte do pessoal da manutenção, além do suporte técnico, orientação e acompanhamento durante o processo de implantação da metodologia.

Criação e/ou Revisão de Planos Básicos de Manutenção

Suporte na elaboração e/ou revisão de planos de manutenção baseados nas recomendações dos manuais dos fabricantes.

Revisão de Matriz de Sobressalentes

Determinação de metodologia e fornecimento de ferramenta para a avaliação da necessidade de inserção dos sobressalentes em estoque e matriz de criticidade de sobressalentes. Suporte técnico, orientação e acompanhamento durante o processo de execução da atividade.

Matriz de Indicadores de Desempenho (kpi´s)

É a criação e/ou revisão da matriz de kpi´s do setor de manutenção (técnicos e gerenciais), com estabelecimento de metodologia de obtenção, capacitação para criação de indicadores, análise crítica e suporte técnico na implantação. Suporte técnico e orientação do processo de gestão a partir da nova matriz de indicadores e estabelecimento de metas para os indicadores.

Eliminação de Problemas Críticos e Crônicos

Fornecimento de ferramentas (modelos estruturação das análises e padrões de relatórios) e metodologias para a realização de análise de problemas críticos e crônicos, estabelecimento de metodologia de controle de execução e gatilhos para a realização das análises (criação de rotina). Suporte Técnico, orientação e acompanhamento durante o processo de implantação das rotinas.

Planejamento e Controle da Manutenção (PCM)

Análise e criação e/ou revisão dos fluxogramas de ordens de serviços (Solicitações de serviços, Paradas Programadas, Serviços de Emergência, Preventivas, Preditivas e Rotas de Inspeção). Suporte técnico, orientação e acompanhamento da implantação das rotinas, análise e revisão das rotinas de planejamento e supervisão, de modo a otimizar os processos e implementar todas as etapas pertinentes ao bom desenvolvimento das atividades.

Aplicação de FMECA (Análise Crítica de Modos e Efeitos de Falhas)

Aplicação da metodologia FMECA nos equipamentos de elevada criticidade, através do suporte técnico e acompanhamento na realização das reuniões de aplicação da metodologia, além da disponibilização de material técnico e ferramentas para implantação da metodologia, otimizando o tempo de implantação.

Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM)

Aplicação da metodologia Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM), atingindo o patamar de excelência na manutenção, através da utilização de conceitos de Engenharia de Confiabilidade na revisão dos Planos de Manutenção.

Gestão Baseada em Risco

Aplicação de conceitos de Engenharia de Confiabilidade na tomada de decisões, sobretudo relacionado aos intervalos ótimos de manutenções preventiva sistemática e preditiva, assim como a investigação de falhas a partir da Engenharia de Confiabilidade.

Gestão da Lubrificação

Implantação de processos de gerenciamento e controle da lubrificação, compreendendo todo o ciclo de vida dos lubrificantes (desde a especificação até o descarte). Criação e/ou revisão de Planos de Lubrificação técnica e economicamente viáveis, considerando a realidade do cliente em termos de fornecimento. Implantação de Lubrificação Centrada em Confiabilidade (RCL) em equipamentos críticos.

Manutenção Preditiva

Capacitação e suporte técnico na implantação de Planos de Manutenção Preditiva, contemplando a elaboração e/ou revisão de planos que permitam a utilização de técnicas de monitoramento de condições de equipamentos através da análise de lubrificantes, análise de vibrações, rotinas de inspeção sensitiva, videoscopia, medições de espessuras e termografia, de acordo com a necessidade de cada ativo do cliente.