CONSULTORIA TÉCNICA

O serviço de consultoria realizado pela CESS tem como principal objetivo a melhoria da gestão da manutenção dos ativos, podendo atender desde projetos pontuais até mesmo programas de longa duração, de acordo com as necessidades do cliente. Através de aplicação de uma ferramenta que possibilita identificar a real situação da gestão da manutenção, mediante entrevistas e visita às instalações da empresa, é possível ter um panorama geral da situação atual, além de identificar os processos do setor que necessitam de melhorias. A etapa seguinte da consultoria, consiste na implantação ou reestruturação de planos, rotinas, processos e metodologias, utilizando ferramentas específicas, visando a implementação dos métodos mais adequados e, por fim, o acompanhamento da implantação destas soluções por parte do cliente, monitorando e orientando todo o processo de implementação de melhorias. Para tanto, são elaborados e aplicados treinamentos específicos para a equipe responsável pela implantação, promovendo a transferência tecnológica de conhecimentos, permitindo a aplicação dos processos e metodologias de maneira sólida e sustentável. Como resultados desse trabalho, temos o aumento da confiabilidade e disponibilidade dos ativos, além da redução de custos e maior segurança operacional.

Análise de Criticidade de Equipamentos

Estabelecimento de matriz de análise de criticidade de equipamentos, elaboração e fornecimento de ferramenta para aplicação da matriz de criticidade por parte do pessoal da manutenção, além do suporte técnico, orientação e acompanhamento durante o processo de implantação da metodologia.

Criação e/ou Revisão de Planos Básicos de Manutenção

Suporte na elaboração e/ou revisão de planos de manutenção baseados nas recomendações dos manuais dos fabricantes.

Revisão de Matriz de Sobressalentes

Determinação de metodologia e fornecimento de ferramenta para a avaliação da necessidade de inserção dos sobressalentes em estoque e matriz de criticidade de sobressalentes. Suporte técnico, orientação e acompanhamento durante o processo de execução da atividade.

Matriz de Indicadores de Desempenho (kpi´s)

É a criação e/ou revisão da matriz de kpi´s do setor de manutenção (técnicos e gerenciais), com estabelecimento de metodologia de obtenção, capacitação para criação de indicadores, análise crítica e suporte técnico na implantação. Suporte técnico e orientação do processo de gestão a partir da nova matriz de indicadores e estabelecimento de metas para os indicadores.

Eliminação de Problemas Críticos e Crônicos

Fornecimento de ferramentas (modelos estruturação das análises e padrões de relatórios) e metodologias para a realização de análise de problemas críticos e crônicos, estabelecimento de metodologia de controle de execução e gatilhos para a realização das análises (criação de rotina). Suporte Técnico, orientação e acompanhamento durante o processo de implantação das rotinas.

Planejamento e Controle da Manutenção (PCM)

Análise e criação e/ou revisão dos fluxogramas de ordens de serviços (Solicitações de serviços, Paradas Programadas, Serviços de Emergência, Preventivas, Preditivas e Rotas de Inspeção). Suporte técnico, orientação e acompanhamento da implantação das rotinas, análise e revisão das rotinas de planejamento e supervisão, de modo a otimizar os processos e implementar todas as etapas pertinentes ao bom desenvolvimento das atividades.

Aplicação de FMECA (Análise Crítica de Modos e Efeitos de Falhas)

Aplicação da metodologia FMECA nos equipamentos de elevada criticidade, através do suporte técnico e acompanhamento na realização das reuniões de aplicação da metodologia, além da disponibilização de material técnico e ferramentas para implantação da metodologia, otimizando o tempo de implantação.

Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM)

Aplicação da metodologia Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM), atingindo o patamar de excelência na manutenção, através da utilização de conceitos de Engenharia de Confiabilidade na revisão dos Planos de Manutenção.

Gestão Baseada em Risco

Aplicação de conceitos de Engenharia de Confiabilidade na tomada de decisões, sobretudo relacionado aos intervalos ótimos de manutenções preventiva sistemática e preditiva, assim como a investigação de falhas a partir da Engenharia de Confiabilidade.

Gestão da Lubrificação

Implantação de processos de gerenciamento e controle da lubrificação, compreendendo todo o ciclo de vida dos lubrificantes (desde a especificação até o descarte). Criação e/ou revisão de Planos de Lubrificação técnica e economicamente viáveis, considerando a realidade do cliente em termos de fornecimento. Implantação de Lubrificação Centrada em Confiabilidade (RCL) em equipamentos críticos.

Manutenção Preditiva

Capacitação e suporte técnico na implantação de Planos de Manutenção Preditiva, contemplando a elaboração e/ou revisão de planos que permitam a utilização de técnicas de monitoramento de condições de equipamentos através da análise de lubrificantes, análise de vibrações, rotinas de inspeção sensitiva, videoscopia, medições de espessuras e termografia, de acordo com a necessidade de cada ativo do cliente.